Como iniciar uma história




O processo de escrever uma história, livro às vezes parece simples de se colocar em palavras, muito ramificado sendo possível pegar muitas rotas diferentes da de outros autores e mesmo assim dar certo, e muito cheio de etapas, coisas que você precisa completar antes de que possa avançar para os seguintes passos.

Iniciar a própria história é um dos maiores desafios, que mantém muitos escritores parados em frente a páginas em branco do Word e Google docs por tempos sem saber o que fazer.

Pronto para começar a acabar com seus dias de bloqueio?

O processo de criar uma história

Eu sou daquelas que acredita que escrever um livro começa bem antes de sentar para produzir as primeiras palavras e falas, fazer isso transformar-se em cenas, e cenas em capítulos. O processo começa ao idealizar a sua história, projetar, dar forma, nomes, rostos, espaço, direção.

Somente quando se tem o alicerce feito, é que começa a se construir as paredes. E o alicerce da sua história é o que chamo de casa de lego.

Se você for organizando suas ideias (que são as peças de lego) em seus devidos lugares e ordem, no fim você olhará e verá claramente uma casa de lego, que você pode tirar um peça ou outra para ver melhor, colocar de volta no lugar pra entender de novo o encaixe dela ali.

Mas se apenas juntar as peças, acumular as ideias e não as organizar, não programar nem planejar, no momento de escrever tudo que terá será um monte de peças bagunçadas, espalhadas, que não te dizem nada nem ajudam. E ainda podem aparecer bem debaixo do seu pé alguma vezes e dando além de trabalho, dor.

Os elementos da casa de lego

O primeiro de todos eles é o plot, a forma mais básica e resumida de explicar seu enredo. A primeira ideia que se tem. Não é muito precisa, nem detalhada, ou até mesmo atraente, mas serve para se ligar ao mapa mental que automaticamente foi criado quando você teve essa ideia, e dar o status de “eu existo”.

Recomendo escrever o plot em algum caderno, notas no celular, agenda, o que preferir. É algo muito importante fazer isso pois quanto mais você colocar o seu enredo em palavras, explica-lo, externalizando suas ideias, mais claras e concretas elas ficam para você mesmo.

Em segundo virão os processos de estender o plot e transformar ele em um resumo. O resumo, por sua vez, já possui mais detalhes até mesmo da linha de tempo, os personagens começam a tomar mais forma e serem mais presentes. É nessa etapa que contextos, espaço, tempo ficam claros e se estabelecem, assim como a problemática principal e o objetivo, a força motora de toda a história.

Dar atenção especial a criar os seus personagens também é importante. Às vezes, quando não fazemos isso, deixamos passar uma ou outra coisa do perfil apresentado e isso por gerar contradições, um personagem inconsistente. Montando a ficha, sabemos tanto como sua personalidade é, suas melhores e piores relações, com que outros tipos ele não daria bem, caráter, se é carismático ao público e tudo isso é material necessário para montar sua história dentro do enredo.

Mas não podemos esquecer de incluir o seu background, o plano de fundo, a história sobre seu personagem que aconteceu anterior aos eventos do seu livro e não podem mais ser mudada, porém influenciam em como e quem ele é dentro do enredo atual.

E por fim, panorama geral, linha de tempo e roteiro.

Esses três andam muito juntos e são versões mais detalhadas um do outro, podendo existir todas as etapas ou não.

O panorama geral é visão plana do seu enredo, como começa, principais acontecimentos, meio, clímax, final previsto. Se você já não tiver toda a história programada, ele servirá para mostrar até onde você tem.

Já a linha do tempo tem um zoom dentro do panorama e existe para organizar a sequência de acontecimentos, exatamente em sua ordem. É o seu guia para saber o que realmente vem a seguir, como você projetou os acontecimentos, saber o que irá escrever e até fazer reavaliações e alterações, criando uma nova rota.

O roteiro é ainda mais detalhado que a linha de tempo e é muito utilizado para descrever os eventos e cenas dos capítulos em seus maiores detalhes antes de serem de fato transformados em narrativa.

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