Mais
uma das estreias do canal OCN e, sendo objetiva e direta ao ponto,
surpreendente. Class of lies (que poderia muito bem ser chamado de
Classe do inferno) é como um grande coquetel de gêneros e temáticas: é
investigativo, jurídico, colegial, ação, suspense, tem violência, mortes,
pervertidos, prostituição, apostas, bebidas ilegais... Tudo isso entre
adolescentes do ensino médio e em dois episódios. Realmente, a emissora não
está para brincadeira.
O
drama conta sobre Ki Moo-Hyeok (interpretado por Yoon Gyun Sang), um advogado
muito competente e bem-sucedido que só pensa em ganhar, logo tem uma alta taxa
de vitórias em tribunal e muitas outras sem nem precisar ser levado até lá, com
acordos. Seu chefe o atribui ao caso da tentativa de assassinato de uma
estudante, com um suspeito claro e praticamente inegável, o garoto que foi
encontrado na cena -que é quem ele tem de defender.
O
acusado insiste ser inocente, então Moo-Hyeok trabalha em cima da possibilidade
ao encontrar pistas que levam à sua inocência. Porém as coisas saem de controle
em tribunal, e além de ser totalmente derrotado, sua carreira vai pelo ralo
depois disso, perdendo seu emprego, casa, carro e até mesmo a licença para
advogar. Contudo, isso não o conforma, e frente a cada vez mais coisas
estranhas acontecendo e perguntas sem respostas, ele se disfarça como professor
substituto na escola onde a vítima e acusado estudavam para investigar a fundo
e descobrir o que aconteceu (e está acontecendo) de fato.
Logo
à primeira vista o enredo é interessante, definitivamente é, mas, assim como
toda obra do gênero, não é por onde acaba, o conteúdo dos dois primeiros
episódios é somente a ponta do que promete ser um iceberg de acontecimentos
secretos odiáveis e repulsivos, além de imorais. Class of lies é mais um
drama dialogando sobre graves problemas que acontecem entre os estudantes
adolescentes coreanos, como Beautiful world e Solomon’s perjury,
porém chega trazendo uma abordagem diferente, mais brusca e sem delicadeza
alguma, não tão focado em suicídio e sim atrocidades que acontecem em tempo
real.
Não
está buscando ser triste ou emocional. Essa obra parece estar buscando muito
mais pela revolta e indignação do espectador.
Os
adolescentes ali, estudantes de uma escola de elite e melhores alunos do país,
passam longe de serem pessoas inteligentes, no máximo um deles. Estão mais para
criaturas irracionais, movidas somente a hormônios, vontades que eles não sabem
quais então tentam saciar com todos os tipos de coisas, impulsividade e
inconsequência. São uma versão mais monstruosa de quem nasceu sob o dinheiro e
poder dos outros e dedica sua existência a submeter outros a si mesmos.
Repugnantes, é a palavra que melhor consigo pensar.
Merecido destaque dado para o protagonista que vem fazendo um ótimo
trabalho na construção e afirmação do seu personagem e suas motivações, junto
ao roteiro bem escrito e planejado. Yoon Gyun Sang surpreende e chama atenção
em cena não somente por sua altura, mas na qualidade de sua atuação. Suas caras
e bocas dão ao protagonista uma diversidade de facetas que sua reputação como
advogado supõe, além da forma como ele sabe se impor e colocar-se em uma
situação. Se precisar ser firme, ele será, mas se a situação precisa de
discrição e sutileza, ele também sabe o ser. Já não consigo imaginar outra
pessoa que não ele ali.
Ele
já se fixou como o personagem que estará no centro de tudo, como o
protagonista. Existe uma expectativa para como a próxima cena com ele será, o
que ele vai fazer, como lidará com cada pessoa e ao espaço novo. Além do seu
entrosamento com a sua companheira de cena, a professora Han So-Hyun
(interpretada por Keum Sae-Rok, a querida detetive Seo de The fiery priest),
ser notável, cativante e cheio de espaço para se desenvolver.
A
construção de roteiro merece ser citada, pouco a pouco se mostrando e
construindo-se, formando uma mesma peça, sem espaços faltantes. Perguntas são
lançadas e, outras já estão sendo respondidas. Assim, o drama já deixa a
promessa de muitos mistérios, mas que com certeza serão resolvidos em seu
momento certo. Além de tocar em temas delicados e polêmicos, a exposição
desavergonhada das vidas sem vergonhas de seus personagens e episódios de mexer
com os nervos.
E
isso nós estamos ansiosos para ver.
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